Bambu: Matéria-Prima para a Fabricação de Celulose e Papel

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Artigos

por Hans Jürgen Kleine e Celso Foelkel

Há centenas de anos, os bambus vêm participando do processo de fabricação do papel. Existem dezenas de espécies, desde os bambus gigantes até as simples e delicadas taquarinhas, que têm fornecido suas fibras para a manufatura de papel. Desde a origem do papel, em sua fase histórica inicial, quando brotações tenras de alguns vegetais eram desfibradas para individualização das fibras papeleiras, as singelas taquaras ofereciam suas células para essa manufatura. Portanto, alguns vegetais como bambu, taquaras e papiro encontram-se entre as matérias-primas pioneiras desse tipo de indústria.

Apesar da excelente qualidade da celulose produzida a partir de muitas espécies de bambu, poucos países atualmente têm reservas naturais ou plantios de bambu suficientemente grandes para sustentar a produção de fábricas de papel. Entre os países produtores, apenas a Índia e a China podem ser classificados como grandes produtores de pastas celulósicas de bambu. Além destes, há também produtores bem mais modestos como Myanmar, Vietnam e Brasil.

Um razoável número de espécies de bambus apresenta rendimentos agrícolas elevados, na faixa de 10 a 30 toneladas secas de colmos/ha.ano. O ciclo da cultura é bastante curto – já entre três e cinco anos após o plantio, os bambuzais estão em condições de sofrer a primeira colheita destinada a fabricar celulose. São, portanto, excelentes os potenciais econômicos, se calculados em termos de retorno dos investimentos nas plantações.

(mais…)

Continue lendoBambu: Matéria-Prima para a Fabricação de Celulose e Papel